sábado, 9 de abril de 2011

O Iluminismo

O século XVIII, também chamado de "Século das Luzes", foi um momento histórico em que se aprofundaram as críticas ao Antigo Regime (foi o período em que predominou o capitalismo comercial, o absolutismo, o sistema colonial e a sociedade baseada em estamentos) e em que se propuseram novas formas de organização social, política e econômica. 



Os grandes pensadores dessa época (Descartes, Newton, Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, D'Alembert, etc.) buscavam uma explicação racional para o mundo e lutavam por melhorias das condições existenciais do homem. 


Os filósofos iluministas afirmavam que a razão guiaria o homem para a sabedoria, conduzindu-o à verdade. Assim, a razão era a fonte de todo o conhecimento. 



FILÓSOFOS ILUMINISTAS
René Descartes:
- A dúvida é a base de todas as ideias (ceticismo metodológico).
- Só é possível dizer que algo existe através de demonstrações lógicas.
John Locke:
- A origem do conhecimento é a experiência, ou seja, para que nossas ideias fossem verdadeiras, elas deveriam ser comprovadas pro fatos concretos.
- O poder do rei é resultado de um contrato entre governo e governados, assim, a autoridade dos governantes também está subordinada a ma constituição.
Voltaire:
- O uso da razão e o incentivo à ciência e à tecnologia proveriam as mudanças necessárias à formação de um bom governo.
- Defendia a liberdade de imprensa e religiosa, a cobrança justo dos impostos e  a redução dos privilégios para a nobreza e o clero.
- Despotismo esclarecido
Montesquieu:
- O governo dividido em três poderes.
Rousseau:
- Todos nasceram bons, mas a sociedade nos corrompe.
- “O verdadeiro criador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo”.
Adam Smith:
- Pai da moderna teoria econômica.
- O trabalho produtivo é a verdadeira fonte de riqueza.
- O governo poderia interferir na economia apenas para prevenir a injustiça e a opressão, ou para incentivar a educação e proteger a saúde pública.
- Divisão do trabalho.
- O mundo como uma grande oficina.


O LIBERALISMO ECONÔMICO
FISIOCRATAS: Livre concorrência e liberdade no funcionamento da economia (laissez-faire, laissez-passer, Le monde va de lui-même). Para os fisiocratas, as atividades naturais eram mais importantes para a prosperidade nacional do que o comércio.
LIBERAIS: Menos radicais



Nenhum comentário:

Postar um comentário